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Prova I: 25/09

O que aprendemos até agora?

O que são e a importância dos padrões de projeto. Classes, objetos e encapsulamento; o que é a classe Object, principais métodos, e como funcionam; comparação com equals e ==, casting; composição. Herança e sobrescrita; sobrecarga; polimorfismo (como funciona?). Coesão e acoplamento (lembrar de preferivelmente acoplar-se a entidades estáveis, como as interfaces). Como funcionam os construtores em java. Interfaces e classes abstratas. Exceções: exceções checadas e não-checadas (Runtime). Testes unitários com JUnit. Static – métodos e variáveis de classe. Strategy. Observer. Decorator. Façade. Singleton. Adapter.

Princípios: 1 – sempre programar para superclasses; 2 – preferir composição à herança; 3 – princípio aberto-fechado.

Keywords: design patterns, equals, instanceof, casting, extends, implements, abstract, overriding, overloading, junit, static.

 

Aulas:

1 – Introdução

2 – Classes, Objetos e Encapsulamento

3 – Herança e Polimorfismo

4 – Interfaces e Classes Abstratas

5 – Exceções

6 – Testes Unitários

7 – Strategy

8 – Observer

9 – Decorator

10 – Façade

11 – Singleton

12 – Adapter

 

Listas:

Lista de Exercício I – Revisão OO.pdf (Prazo: 04/08 07/08)

Lista de Exercício II (Prazo: 01/09)

Lista de Exercício III + HomeTheater.rar (Prazo: 15/09)

Lista de Exercício IV (Prazo: 29/09)

 

Exercícios:

1 – Trabalhar o encapsulamento através da implementação do programa da Aula 1: encapsulamento.rar

2 – Fazer a prática de TDD sugerida nos slides 29 e 30 da aula 6.

3 – Praticar os exercícios que tem nos slides da aula sobre Strategy.

4 – Praticar os exercícios que tem nos slides da aula sobre Adapter: TomadasPadraoBrasileiro.rar

 

Leituras adicionais:

1 – http://www.devmedia.com.br/sobrescrevendo-o-metodo-equals-em-java/26484

2 – https://sergiotaborda.wordpress.com/desenvolvimento-de-software/java/excecoes-boas-praticas-mas-praticas/

3 – http://www.devmedia.com.br/test-driven-development-tdd-simples-e-pratico/18533

 

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