Hoje foi apresentado (Erick) nosso trabalho sobre o simulador 3D para o ensino da arquitetura de processadores…

Decidi escrever um pouco porque achei a experiência bastante interessante.
O prof. Hamilton achou de fato um meio com que nós aprendêssemos de forma eficaz o que ele estava ensinando. Nos pediu para que fizéssemos uma aplicação gráfica para a simulação do funcionamento do processador. E isto realmente nos forçou a aprender o funcionamento dos processadores, sendo que de maneira mais prazerosa (pelo menos pra mim).

Primeiro foi preciso escolher que tecnologias utilizar, levando em conta facilidade de desenvolvimento e poder da linguagem. Daí sugeri utilizarmos o X3D, pois tem uma fácil integração com java que nos permite adicionar interatividade a cenários 3D. Então, fiquei encarregado de dar uma mini-aula, mostrando como se construía modelos 3D com a linguagem, e como se adicionava interação com a mesma. (Slide da apresentação abaixo.)

Desse ponto, dividi a modelagem dos registradores & cia entre alguns colegas, e fiquei encarregado de montar a animação de uma instrução para que servisse de modelo para os outros poderem fazer outras instruções. Neste meio tempo, alguns erros foram cometidos quanto ao funcionamento da animação, acredito que fizemos uma 2 animações erradas. Inicialmente achávamos que sabíamos o que era o pipeline do processador, mas só depois que mostramos uma animação ao professor, ele nos apontou onde estávamos errando.

Enfim, conseguimos gerar uma versão desktop (figuras abaixo), feita em java com algumas instruções prontas, sem e com pipeline. Nosso próximo passo, é fazer uma integração na Web da aplicação, via applets. E por último, fazer um upgrade para que o usuário possa escolher uma lista de intruções a ser processadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios